CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS FICC


CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS FICC

Apresentação

Assim que o FICC nasceu, em outubro de 2015, viemos fazendo adaptações e desenvolvendo estratégias para produzir critérios claros de avaliação a fim de garantir com que cada versão do evento contribua para a identificação, preservação, proteção, promoção, valorização e transmissão dos mais importantes valores humanos, sociais, educativos e técnicos que produzem e abrangem o campo de conhecimento da cerâmica.

Entre essas estratégias (que contam com o trabalho de especialistas em consultoria, realização de bibliografia especializada, revisão de bases de dados, etc.), cabe destacar as seguintes:
1. O estabelecimento do Conselho Internacional de Educação Cerâmica - CIEC, que para a versão de 2018, conheci tres profissionais das artes que possuem trajetória internacional em seu trabalho com a cerâmica, sendo: Graciela Olio, Zandra Miranda y Mayra Lucía Carrillo.
2. A criação de formatos de avaliação por atividade, que após meses de trabalho permitem: a) contar com uma linguagem formal, clara e objetiva que fomente o debate argumentativo em torno de cada obra, processos e/ou personagens da cultura cerâmica; b) realizar análises atentas às propostas; c) facilitar a entrega dos resultado dos processos e produtos da cultura cerâmica.
Em seguida, serão divulgados os critérios de avaliação que governam de 5 de abril de 2018.


Sobre o reconhecimento geral de personagens de destaque e propostas

O FICC empregará três tipos de crachás visuais por meio dos quais, em sua programação, trará reconhecimento tanto à trajetória de cada personagem que dedicou sua vida à promoção de valores sociais, culturais e educacionais por meio da cultura cerâmica, quanto aos trabalhos melhor realizados. Por isso, há um crachá para pessoas e para obras, produtos, projetos ou obras de destaque.
Em seguida, os mesmos são apresentados:

Chachás para pessoas

- Peitoral de Louro: Considerada a árvore de fogo, a planta é atribuída ao deus Apolo, protetor de arte, música, poesia e sabedoria. Representa a vitória, a glória e as realizações de uma pessoa. Quem recebe este crachá, de acordo com os critérios que estabelecer por atividade, terá essa indicação em suas fotos de divulgação do FICC.
Círculo de cores com estrela dourada de cinco pontas e louro: O círculo é símbolo da perfeição e a estrela é considerada um símbolo de felicidade, grandeza, luz e verdade. A estrela de cinco pontas evoca o ser humano e alude a uma pessoa capaz de dominar os quatro elementos. Estes símbolos ligados ao Peitoral de Louro e as cores oferecidas pelo forno em seu processo de aquecimento até 1100 graus, serão os crachás que começarão a circular na versão FICC 2018 em reconhecimento ao tempo que quem o receba dedicou à formação e ao exercício da cultura cerâmica.

A escala “ofício/dedicação” leva em conta os seguintes períodos de tempo, denominação e convenção de cores:
- Entre 0 e 3 anos: Amador - Círculo Vermelho Nascente (Café Avermelhado).
- Entre 4 e 9 anos de idade: Aprendiz - Círculo Vermelho Vivo
- Entre 10 e 19 anos: Oficial - Círculo Laranja
- Entre 20 e 29 anos de idade: Professores - Círculo Amarelo
- Mais de 30 anos: Mestres - Círculo Esbranquiçado


Os proponentes registrados no FICC 2018 receberão o crachá do CIEC, após verificação de seu percurso no processo que será realizado durante o mês de maio. Se for desejo do proponente, seu crachá poderá ser colocado em sua foto de divulgação FICC, de acordo com a cor que corresponda ao seu peitoral.
Pessoas de qualquer nacionalidade NÃO registradas no FICC podem se submeter a avaliar seu currículo solicitando informações sobre as condições que o CIEC estabelece para seu caso. Escreva para o email: cieceramica@gmail.com.
A partir da terceira versão do FICC, em cada evento, serão verificadas as mudanças correspondentes (notificação de novos aprendizes, oficiais, professores e mestres), mas cada candidato pode fazer o pedido formal de promoção, cumprindo os requisitos que o CIEC estabelece para ele.

Chachá para obras, produtos ou obras de destaque

- Estrelas: Levando em conta o simbolismo descrito acima, o FICC contará com duas variantes: Estrela Azul Violeta e Estrela Dourada. A estrela Azul Violeta (cor que inspira intuição, mistério, magia e charme) será atribuída às obras ou produções cujas qualidades destaquem de forma adequada e significativa os valores fundamentais da cultura da cerâmica (técnicas, materiais, grupos humanos, história, lugares, etc.). A estrela Dourada (cor associada a grandes ideais, sabedoria e profundidade no conhecimento), será atribuído apenas àquelas obras ou produções que, além de atender a exigência da estrela Azul Violeta, foram produzidas por professores ou grandes mestres da cultura da cerâmica.
A concessão dos crachás será feita pelo CIEC e será informada ao participante através da avaliação que receberá. O crachá identificará o autor ou o trabalho, conforme o caso, em todas as peças gráficas que o FICC divulgará.

Fundamentação dos critérios por atividade

REUNIÃO ACADÊMICA
- EA
No FICC serão avaliados: artigos acadêmicos, textos didáticos, livros-álbum, artigos jornalísticos e textos de ceramistas, de acordo com os formatos que foram criados especialmente para cada um destes, fazendo uso de conhecimentos especializados nos assuntos e natureza de cada um destes.

Por consenso entre os avaliadores e estudo prévio do seu currículo, para cada versão do FICC, o autor ou autores que tenham mais produção escrita ou criativa em seu currículo, receberão a nomeação de Autor Convidado e, como tal, receberá o Peitoral de Louro e terá um espaço adicional no marco do Encontro Acadêmico, podendo lançar ou relançar textos anteriores, se assim desejar.

CONFERÊNCIAS INTERATIVAS - CINo FICC avaliará as propostas, levando em conta tanto as possíveis contribuições que o assunto pode fazer para a reflexão e divulgação de informações sobre todos os temas que estão ligados à cultura cerâmica, como a jornada profissional do proponente.
Sendo o proponente um professor ou mestre, sua proposta bem estruturada e o assunto por ele tratado especialmente significativo, este receberá a denominação de Professor Convidado, e sua imagem terá o Peitoral de Louro.

WORKSHOPS
- WK
Como no caso das Conferências, para a versão 2018, as propostas serão avaliadas tendo em conta as possíveis contribuições que o tema possa trazer à reflexão e divulgação de informações sobre todos os temas que se liguem à cultura cerâmica (como o caminho profissional do proponente). Sendo o proponente um professor ou mestre, sua proposta bem estruturada e o assunto por ele tratado especialmente significativo, este receberá a denominação de Oficineiro Convidado, e sua imagem terá o Peitoral de Louro.

MESAS DE TRABALHO - MTCada versão do FICC terá dois tipos de convidados, especialistas no tema anual e pessoas com mais de 12 anos.

EXPOSIÇÕES- EXPara montagem: as propostas serão avaliadas levando em consideração a clareza, a precisão e a força que o conteúdo central do trabalho oferece. Em casos excepcionais, de acordo com a pontuação obtida pelo projeto na avaliação e os parâmetros que estão disponíveis para sua outorga, a proposta pode ter atribuída a ela qualquer uma das estrelas de acordo com a novidade da proposta e da pequena biografia do proponente.
Para o diretório: Todos os inscritos que enviarem a documentação completa serão aceitos.

CANECA DE AUTOR – TZ: Para a versão de 2018, haverá distinções entre a CANECA DE AUTOR e a CANECA DOURADA, as quais serão reconhecidas pois levarão a estrela correspondente no catálogo FICC.

A estrela Azul Violeta será atribuída às canecas que atendem pelo menos dois dos seguintes requisitos:
1. Seu design se revela excepcionalmente surpreendente (comparada com o arquivo visual que o CIEC possui);
2. Seu processo de criação ou a técnica utilizada são particularmente complexos, originais ou significativamente fora do comum, e além disso, equilibra todos os elementos que o compõem;
3. Suas características técnicas exibem ou permitem divulgar e promover valores compartilhados por uma comunidade ou grupo humano que habita uma região geográfica específica. A estrela Dourada será atribuída às canecas que atendem a dois dos requisitos acima, além disso, seu autor deve ter mais de quinze anos de trabalho com a cerâmica.

DEMONSTRAÇÕES DE MESTRES
- DM
No FICC, a proposta deve ser coerente e impecavelmente apresentada com a documentação apropriada. Será destaque na programação como um MESTRE CONVIDADO e ele receberá o Peitoral de Louro em sua imagem de divulgação.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
- IA
No FICC, haverá a distinção entre INTERVENÇÃO AZUL VIOLETA e INTERVENÇÃO DOURADA, as quais exibirão a estrela correspondente nas publicações de divulgação do evento.

A estrela Azul Violeta será atribuída às intervenções que atendem a pelo menos dois dos seguintes requisitos:

1. Sua manifestação visual se mostra excepcionalmente surpreendente (comparada ao arquivo visual que o CIEC possui);

2. Seu processo de criação técnica e conceitual empregado é particularmente complexo, original ou significativamente fora do comum e faz bom uso de todos os materiais escolhidos;

3. O tema de sua Intervenção Artística destaca valores humanos significativos da cultura cerâmica de uma determinada comunidade ou grupo humano pertencente a uma região geográfica específica.

A Estrela Dourada será atribuída às canecas que atendam a todos os requisitos acima e, além disso, seu autor tenha mais de quinze anos de trabalho com a cerâmica.

Receberão a Estrela Azul Violeta as intervenções que atendem pelo menos dois dos seguintes requisitos:

1. Sua manifestação visual se mostra excepcionalmente surpreendente (comparada ao arquivo visual que o CIEC possui).

2. Seu processo de criação técnica e conceitual é particularmente complexo, original ou significativamente fora do comum e faz bom uso de todos os materiais escolhidos.

3. O tema da Intervenção Artística destaca valores humanos significativos da cultura cerâmica de uma determinada comunidade ou grupo humano pertencente a uma região geográfica específica.

A estrela Dourada será atribuída às canecas que atendam a todos os requisitos acima e, além disso, seu autor tenha mais de quinze anos de trabalho com a cerâmica.

PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS- PAOs critérios de avaliação estabelecidos para analisar a qualidade das Produções Audiovisuais FICC são baseadas em reflexões desenvolvidas pela equipe de Análise Instrumental da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona no seu projecto "Comunicação de Qualidade", o qual se propôs a “tentar encontrar uma maneira de medir os valores sociais, educacionais e morais do conteúdo audiovisual transmitido através da televisão, internet" e para quem uma produção audiovisual de qualidade é "aquela que contribui para melhorar a QUALIDADE DE VIDA e, portanto: para a promoção do bem-estar emocional, dos relacionamentos interpessoais, dos direitos, da inclusão social e do desenvolvimento das faculdades intelectuais de seus consumidores”.

O formato de avaliação do FICC inclui notas de avaliação por meio das quais uma produção audiovisual com qualidades notáveis ​​pode ser distinguida com a estrela azul ou dourada.

WORKSHOPS ABERTOS - TA
Todas as pessoas e instituições que enviarem a documentação serão registradas.

PONTOS DE VENDA- PVTodos aqueles que enviarem a documentação serão registrados.

Do processo de avaliação: Sendo todas as propostas recebidas, verificados o atendimento a todos os requisitos, serão organizadas nos formatos de avaliação e receberão um primeiro parecer pelo Coordenador do FICC. Em seguida, a proposta será revisada por um segundo avaliador ligado ao CIEC e, este devolverá sua revisão ao FICC, que elaborará e entregará o resultado ao proponente no tempo estipulado na Agenda Oficial do FICC.

Mecanismo de Apelação: 
Se o proponente não concordar com a decisão dos avaliadores, poderá escrever uma carta ou mensagem endereçada a cieceramica@gmail.com dentro de quatro (4) dias úteis após a data em que a entrega da avaliação foi feita. Na referida carta, o proponente irá apelar da decisão dos avaliadores, explicando as razões ou argumentos para os quais não está de acordo e indicará qual ou quais itens, critério de opinião ou observações considera a possibilidade de revisão.
Após o recebimento da apelação, o CIEC confirmará o recebimento da mensagem e em um período entre três a sete dias, o proponente deverá reconsiderar e fazer uma nova apresentação, enviando o novo formato.
Uma vez concluído o processo de revisão pelo terceiro júri, o proponente deve aceitar o que o CIEC comunicará, não sendo capaz de recorrer da decisão.

Importante: O CIEC não aceitará nem lidará com apelações que os proponentes enviem fora dos quatro (4) dias indicados para isso.


Texto criado na cidade de Bogotá - Colômbia entre 26 e 31 de março de 2018
Traducido en la ciudad de Sao Paulo en mayo de 2018 por Mariana de Araujo Alves da Silva






© A reprodução deste documento ou de suas partes é totalmente proibida sem permissão prévia e por escrito de sua autora: Mayra Lucía Carrillo Colmenares.

Textos e imagens são a criação do autor.

Comentarios